Correio Popular Notícia



Outubro Rosa: câncer de mama atinge cada vez mulheres mais jovens

Data da notícia: 08/10/2013
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/PONTO M - MATERIA OUTUBRO ROSA.jpg[/IMG] Todos os anos, cerca de 8 milhões de pessoas morrem no mundo inteiro com câncer. Só no Brasil, em 2012 foram registrados 518,5 mil casos. Um dado alarmante é que o câncer de mama matou, no mesmo período, 52.680 mil pessoas. Os números não param de assustar e crescer a cada ano. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), dos 520 mil novos casos de câncer no país esperados para este ano, quase 50 mil serão de mama.

O movimento Outubro Rosa foi criado nos anos 90 na Corrida pela Cura, em Nova York, e ganhou destaque em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia. Desde então, várias cidades no mundo fazem campanhas no mês de outubro para conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Famosas no mundo inteiro vestem a camisa da causa, como a apresentadora Sabrina Sato e as tops Alessandra Ambrósio e Ana Claudia Michels.

O assunto é mais grave do que se pensa. Segundo o site da Young Survival Coalition (principal organização mundial dedicada ao combate de câncer em mulheres jovens), mais de 250 mil mulheres diagnosticadas anualmente com câncer de mama nos Estados Unidos têm menos de 40 anos e cerca de 1.200 morrem nessa faixa etária. Um dos motivos seria que não existem aparelhos adequados suficientes para identificar o tumor em mamas jovens e densas. Quando se rastreia, o câncer já está em estágio avançado e com risco mínimo de sobrevivência.


[b]PREVENÇÃO E CUIDADOS[/b]
De acordo com a oncologista Carolina Rutkowski, da Oncomed de Belo Horizonte, a melhor forma de descobrir a doença com menos de 30 anos é a ultrassonografia. ?As mulheres têm visto muito sobre a ressonância magnética das mamas. Entretanto, este exame não é recomendado para triagem suplementar devido à densidade da mama, uma vez que tem uma alta taxa de falsos positivos, levando assim a muitas biópsias desnecessárias?, diz.

De acordo com a especialista, o exame tem indicações precisas e somente o médico mastologista pode indicá-lo. "É muito importante que todas as mulheres, independente da idade, busquem conhecer seu corpo e, caso identifiquem algum nódulos ou qualquer tipo de alteração em suas mamas, procurem imediatamente um médico especialista?, alertou.

Segundo a médica, evitar a obesidade através de dieta equilibrada e praticar exercícios físicos e evitar bebidas alcóolicas são recomendações importantes na prevenção primária da doença. Por outro lado, a prevenção secundária, que significa garantir o diagnóstico precoce da doença, aumentando assim as taxas de cura, tem enorme valor no controle do câncer de mama. Com este objetivo, a Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que todas as mulheres realizem a mamografia anualmente a partir dos 40 anos.


[B]CÂNCER DE MAMA[/B]

A oncologista da Oncomed de Belo Horizonte, Minas Gerais, falou sobre os fatores que as mulheres devem ficar de olho para prevenir a doença como idade, histórico familiar, história pessoal de câncer de mama, história menstrual - mulheres que tiveram sua primeira menstruação antes dos 12 anos e ou entraram menopausa após os 55 anos; histórico reprodutivo que são mulheres que não tiveram filhos ou tiveram o primeiro filho após os 30 anos, uso de reposição hormonal (principalmente com estrogênio e progesterona associados); obesidade, ingestão de álcool, presença de mutação genética (incluindo BRCA1, BRCA2 , entre outros).

[B]GRUPOS DE RISCO[/B]
Além disso, é preciso ficar alerta para os grupos de risco da doença:
- Pelo menos um parente de primeiro grau (mãe, irmã ou filha) com diagnóstico de câncer de mama antes dos 50 anos de idade;
- Mulheres com história familiar de pelo menos um parente de primeiro grau (mãe, irmã ou filha) com diagnóstico de câncer;
- Mulheres com diagnóstico histopatológico de lesão mamária proliferativa com atipia ou neoplasia lobular in situ. Com informações da Revista Marie Claire e Assessorias.

Fonte:






Noticia vista 11493 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.